5 áreas para começar a trabalhar como freelancer
Feb 22, 2023
Muitos têm escolhido começar a trabalhar como freelancer, já que a prestação de serviços permite maior flexibilidade, autonomia e controle sobre a carga de trabalho e a renda. Porém, quem está procurando mais informações sobre a possível mudança de carreira pode ficar confuso e surpreso com a quantidade de informações disponíveis na internet.
Em “5 passos para começar a trabalhar como freelancer”, explicamos como iniciar a sua jornada. Já nesse artigo, iremos apresentar áreas diferentes nas quais os freelancers podem se dedicar, desde atividades criativas e artísticas até serviços mais técnicos e especializados. Há, é claro, muitas outras, mas as descritas abaixo tem se destacado nos últimos anos.
1- Redator Freelancer
Essa profissão é muitas vezes escolhida por pessoas que gostam de escrever, assim há muito trabalho para profissionais capacitados. Escritores freelancers podem se especializar em diversas áreas. Os interessados devem ter um bom domínio da língua portuguesa e, além disso, devem aprender técnicas de SEO e produção de conteúdo. Como redator, você pode optar por trabalhar em projetos isolados ou construir um relacionamento a longo prazo com seus clientes.
2- Designer
Se você é muito criativo e gosta de design, ser freelancer nessa área pode ser uma boa escolha. Pode-se especializar em muitos ramos, como design gráfico, animação e ilustração. Além disso, você pode prestar serviços diretamente para clientes ou em plataformas de freelancer, pois há muitos trabalhos a serem prestados como a criação de identidade visual de marcas, anúncios e posts para redes sociais.
3 – Gestor de Social Media
Essa é uma profissão para quem é focado, criativo e o mais importante, organizado. O freelancer faz o gerenciamento de Redes Sociais de empresas e Infoprodutores, buscando melhorar o engajamento e arrecadação dos mesmos. Muitas vezes esses profissionais precisam de conhecimento de Design, ou acabam se associando a um profissional dessa área. Com muitas empresas começando a vender online, nunca falta trabalho para gestores competentes.
4 – Programador Freelancer ou Desenvolvedor Web
Se você quer trabalhar como freelancer e possui habilidades técnicas em programação e desenvolvimento web, sua carreira pode ser muito lucrativa e recompensadora. O profissional pode ser especializado em diferentes linguagens de programação, como Python, Java ou HTML, ou áreas específicas como desenvolvimento de aplicativos móveis, sites e programas. Muitos profissionais nem trabalham para outros, criando sites e apps, pois podem gerar renda.
5 – Tradutor ou Interprete Freelancer
Se tem o conhecimento em outra língua, pode começara procurar projetos de tradução em sites para trabalhar como freelancer, pois há muita necessidade desses profissionais. Como o mundo está a cada dia mais globalizado, constantemente pessoas e empresas precisam de trabalhos de tradução ou interpretação ao vivo. Isso ocorre principalmente com a língua inglesa, pois é usada em reuniões, documentação e mesmo ligações. Esses profissionais facilitam a comunicação e mesmo a criação de conteúdo em diversas linguagens.
Em suma, trabalhar como freelancer é uma escolha de carreira empolgante e desafiadora, pois oferece muitos benefícios, desde o horário de trabalho flexível a liberdade geográfica. Há muitas áreas que você pode selecionar para começar e as cinco áreas discutidas aqui – redação, design, gestão de social media, programação e tradução/interpretação – oferecem uma ampla gama de oportunidades para indivíduos com uma variedade de habilidades e interesses.