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Gestão de tempo: essencial para todo freelancer

Feb 23, 2023

Se você decidiu trabalhar como freelancers e já escolheu em que área irá atuar, deve ter percebido como é importante ter uma boa gestão de tempo. É essencial se focar, saber planejar as tarefas, pois isso aumenta as suas chances de alcançar o sucesso na prestação de serviços.

Com um pouco de dedicação, pesquisa e esforço o profissional pode começar esse processo, pois hoje em dia temos muitas ferramentas e técnicas a nossa disposição. Neste artigo iremos apresentar algumas noções básicas e dicas de como começar.

O que é gestão de tempo?

O gerenciamento de tempo é a separação períodos do dia para concluir seus projetos de modo organizado. Assim, pessoas que colocam isso em prática tem maiores chances de aumentar sua produtividade, e mesmo seu lucro, em pouco tempo. Esses indivíduos também evitam o esgotamento que atinge muitos profissionais liberais, pois conseguem distinguir entre horário de descanso e de trabalho.

Como começar a gestão de tempo?

Pode-se começar com a criação de uma rotina, sempre estabelecendo propósitos claros e realizáveis. Crie um cronograma e planeje seu dia. Embora alguns profissionais não se preocupem com o estabelecimento de metas e objetivos, é importante ter alguma estrutura para garantir que você cumpra os prazos e permaneça produtivo. 

Priorize tarefas e seja realista consigo mesmo, fazendo pausas durante o dia para não passar dos limites. Utilize técnicas como “Bloqueio de Tempo” e “Técnica Pomodoro” para aumentar o foco e consistência.

Evite distrações e mantenha foco

Busque se manter focado e reduza as distrações, pois ao trabalhar em casa pode ser fácil se distrair com a TV, redes sociais ou mesmo tarefas do dia a dia. Escolha um local confortável e certifique-se de desativar as notificações do celular. Separe “blocos de tempo” para determinadas tarefas e tente manter o cronograma estabelecido.

Crie um sistema de recompensa

Para te ajudar com a motivação é sempre válida a criação de um sistema de recompensa, principalmente no começo quando manter o foco e fugir das distrações é mais difícil. Trabalhar como freelancer pode ser uma experiência solitária e exaustiva, sendo assim, é interessante apreciar suas realizações e comemorar os pequenos sucessos.

Ferramentas de gestão de tempo

Há muitas técnicas, aplicativos e programas para ajudar com a organização, alguns que se destacam são:

  1. Trello – usado para gerenciamento de projetos que permite criar quadros, listas e cartões.
  2. Google Agenda – um calendário online que permite agendar compromissos, lembretes e tarefas.
  3. Notion- ferramenta que pode ser usada para gerenciamento de projetos, tarefas e mesmo anotações.
  4. Técnica Pomodoro – processo onde há a divisão do trabalho em blocos de tempo de 25 minutos, seguidos por intervalos de 5 minutos. Há diversos aplicativos que ajudam a implementar a técnica.

Por Fim..

Ser organizado e saber realizar uma boa gestão do seu tempo é essencial para quem quer ser mais eficaz e focado. Isso envolve a definição de metas alcançáveis, planejamento objetivo, priorização de tarefas, eliminação de distrações, pausas e muito mais. Separe um tempo para criar um sistema, e isso fará a diferença no seu dia a dia e produtividade.