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O Guia Definitivo do Logotipo que Todo Empreendedor Deve Conhecer

Out 10, 2022

Neste guia definitivo do Logotipo aprenda tudo o que um empreendedor deve conhecer antes de contratar um serviço de design gráfico.

Dentro do mundo das empresas existem muitos fatores de influência. Um bom posicionamento SEO, forte presença nas redes sociais e uma boa estratégia são alguns dos fatores mais importantes para as empresas que apostam 100% nas vendas online. Mas nem tudo é trabalho interno. Você também deve cuidar da sua imagem de marca.

A marca de distinção pela qual sua empresa difere do resto das empresas, você obtém com o Logotipo da empresa. Como um empreendedor que quer dar o salto para o mundo dos negócios online, você deve primeiro desenvolver um plano de negócios.

Você deve levar o seu tempo na escolha do nome da sua empresa e da imagem que você quer ser reconhecido pelo seu público-alvo. Isso ajudará você a criar uma identidade em seu setor online e a mostrar o que sua empresa representa. Com ideias claras, você será capaz de atingir seus objetivos na Internet.

Reunimos algumas dicas simples, mas eficazes para escolher um Logotipo capaz de capturar o impacto desejado em seu público.

Como escolher o Logotipo para a sua empresa?

1. Comece com a história. A razão básica pela qual a maioria das empresas é criada é ganhar dinheiro, para fazer um negócio lucrativo. Mas nem todo o sucesso de um negócio é encontrado em números e vendas. É necessário que toda empresa transmita uma mensagem emocional em seu Logotipo. Deixe-me explicar com um exemplo simples. Quando olhamos para a Coca-Cola, não vemos xarope de milho rico em frutose com corante de caramelo, mas vemos ursos polares e Papai Noel.

2. Brainstorming. Depois de ter a história, é hora de escolher a palavra que é representada visualmente. Pegue um dicionário e escolha algumas palavras que descrevam o que você faz. Cada uma dessas palavras pode ajudá-lo a encaixar cada uma das peças do quebra-cabeça. É hora de pegar papel e lápis e começar a desenhar cada ideia que lhe vem à mente. Quando você está desenhando os conceitos para o seu Logotipo, lembre-se destas dicas:

• Mantenha um formulário simples. Você deve pegar sua imaginação e fazer funcionar. Você deve criar algo original que cause um grande impacto visual a seus clientes e que eles possam lembrar. Sempre evite obras de arte popular, símbolos literários genéricos, como um balão, uma estrela ou algo identificável.

• Cores podem ser suas melhores amigas. É necessário incluir o Logotipo com uma cor. Esteja atento às tendências de cor atuais para acessar mais facilmente o seu nicho de mercado. Escolha uma cor ou cores que fazem você se destacar do resto dos concorrentes. Lembre-se, não escolha mais de três cores.

3. Faça seus melhores esboços. Depois de ter algumas ideias em papel, compartilhe-as com seus amigos, familiares e uma empresa de confiança como a nossa. Aceite críticas, esta é a única maneira de saber a aceitação que você terá no mercado. Quando o conceito estiver concluído, é hora de deixar seu desenho em formato digital.

4. Desenvolva o layout do Logotipo. Este processo requer alguma experiência técnica. Certifique-se de que todos os textos e formas simbólicas estejam perfeitamente espaçados e alinhados. Seu Logotipo pode não ser simétrico, mas a separação deve fazer sentido.

5. Versatilidade na cor. Normalmente, seu Logotipo será usado em um fundo preto ou branco. Sempre verifique se você tem várias opções de cores para o seu Logotipo, dependendo se é um fundo escuro ou claro. Crie uma de cada opção para garantir que você esteja preparado para uma ampla variedade de futuros produtos promocionais.

6. Escolha uma fonte. Acredite ou não, escolher a fonte pode dizer muito sobre o seu negócio. Fique longe de fontes genéricas, como Time New Roman, Lucida e Comic Sans. Estes tipos de fontes não irão beneficiá-lo, pelo contrário, farão com que o seu Logotipo seja esquecido.

7. Garantir a escalabilidade. Os Logotipos são usados para representar sua empresa em várias plataformas. É importante que, independentemente do tamanho, cada parte do Logotipo possa ser claramente lida.

Uma das formas mais fortes de projetar a imagem da sua empresa é através da escolha do Logotipo. Os Logotipos são identificadores exclusivos para empresas e suas marcas. Não hesite e invista seu dinheiro na imagem de sua empresa. Isso lhe dará grandes benefícios a longo prazo.

Não subestime o poder de um bom design

Pelo o que você já deve ter encontrado na Internet, certamente ouviu falar sobre a palavra branding. 

É um desses anglicismos que fazem tudo parecer mais profissional. A palavra significa tudo o que está relacionado ao processo de criação de uma marca, desde o design do Logotipo e da imagem corporativa até a construção de toda a estratégia que trará uma identidade a ela. 

Neste guia definitivo do logotipo vamos lhe dar algumas dicas para que você possa economizar tempo.

Quando embarcamos na aventura de criar a nossa própria empresa, estamos muito animados e queremos fazer parte de todas as decisões. Certamente muitos vão pensar: “Isso eu sei fazer há um tempo e economizo dinheiro». Não se engane: é importante colocar sua marca e Logotipo nas mãos dos profissionais.

Aqui estão 5 dicas para escolher seu Logotipo:

1- Esqueça o valor sentimental

Mesmo que o seu cachorro seja da sua família e você ache fofo, geralmente não é uma boa ideia usar o seu animal de estimação como Logotipo.

O mesmo conselho serve para outros items sentimentais mas que não se enquadram em um Logotipo.

Suas lembranças são muito subjetivas e em nenhum caso influenciarão seu cliente na hora de comprar. Há profissionais que podem contribuir com sua experiência ao transmitir sensações em seu comprador sem a necessidade de “encaixar o cachorro”. Não é nada pessoal, mas negócios são negócios.

2- Foco em uma ou duas cores

A combinação de várias cores em um Logotipo geralmente é perigosa. Pode ser um sucesso ou um desastre completo de acordo com o trabalho de design e branding que foi realizado. Mas é claro que é importante que haja um protagonista de cores que o cliente possa associar à sua marca.

Além do seu Logotipo, muitas vezes seu cliente irá reconhecê-lo pela sua cor, ou pelo menos ajudá-lo a localizar sua marca mentalmente. Se você decidir que sua cor é Laranja, use laranja especialmente quando sua marca estiver nascendo, sem complexos: cartões laranja, pastas laranja, escritório com paredes cor de laranja, entre outros.

3- Fuja da moda, procure formas atemporais

Este conselho não precisa de muita explicação: Gradientes, sombras, efeitos de profundidade e outros elementos podem ser a coisa mais legal por algum tempo, mas eles não estarão na moda toda a vida.

4- Use uma fonte legível

Se eu não entender o que você está dizendo, não sei como sua empresa se chama, e se eu não souber o nome da sua empresa, não poderei pesquisar na internet.

Conclusão: Eu compro em outro lugar.

5- Não confie a um membro da família / amigo

Muitas vezes, nossos clientes recorrem a família ou amigos porque desenham bem ou já tocaram no Photoshop e, de passagem, economizam um pouco de dinheiro. Esta fórmula só funcionará bem se o amigo ou familiar se dedicar a ela profissionalmente.

Projetar um Logotipo implica dominar vários programas de design profissional. Tenha em mente que para poder usá-lo em diferentes mídias (web, impressão, serigrafia…) você deve cumprir certas características técnicas (resolução, pantons exatos, formas vetoriais…). Garantimos que os profissionais que se dedicam a ela precisam de um treinamento muito mais completo do que geralmente se acredita.

A importância do Logotipo

Logotipo da sua empresa é uma parte vital da imagem corporativa. É a marca pela qual seus clientes potenciais identificarão sua marca em todas as ocasiões. Nosso Logotipo é a nossa imagem de referência. Algo com o qual nossos clientes podem nos identificar em diferentes contextos e nos permitir diferenciar-nos da concorrência. 

Esta é a imagem que vamos tentar “envolver” nas características que nos definem como uma empresa, o que nos ajuda a construir a nossa identidade e envia uma mensagem para o mundo sobre o que é que fazemos e como o fazemos.

Muitas vezes não reconhecemos a devida importância para o design do Logotipo. O design do Logotipo deve ser uma decisão ponderada, uma vez que será a nossa carta de apresentação final.

Características de um bom Logotipo

• Um bom Logotipo deve ser simples e não ter elementos decorativos superficiais que não sejam essenciais para transmitir nossa mensagem como marca.

• Deve ser original, facilmente lembrado e identificável. A ideia é se diferenciar do resto para que nossa marca se destaque do resto.

• Deve capturar a essência da marca, por isso, ao projetá-la, é essencial conhecer bem a marca e o público-alvo dela.

• Um bom Logotipo deve ser atraente para o público-alvo da marca. Projetar para um público-alvo infantil não é o mesmo que para um público-alvo de homens de meia-idade. As cores, formas e símbolos devem ser adaptados ao público que estamos abordando.

• Deve ser reproduzível em qualquer tamanho (ser vetorizado). Dessa forma, podemos usá-lo em nossos cartões de visita, rotular um caminhão ou fazer o sinal da nossa loja. Se o seu Logotipo não estiver vetorizado, você terá problemas se algum dia quiser tocá-lo, usá-lo em uma superfície grande, etc.

• Ser adaptável a formatos diferentes: Ele deve ficar bem em todos os tamanhos, por exemplo, em uma tela do celular, como o favicon do seu website… também deve funcionar como uma marca d’água, com ou sem fundo, negativo, preto e branco…

• Ele deve ser atemporal: Embora o ideal é ter um Logotipo que é atemporal e sobreviver à passagem do tempo, pequenos ajustes e atualizações são uma boa maneira de manter-se e projetar uma imagem dinâmica. Alterar o Logotipo quando nossos clientes já nos identificam com uma imagem é um erro.

É uma boa ideia alterar ou re-projetar seu Logotipo quando você achar que ele está um pouco desatualizado?

Aqui estão algumas das razões mais comuns pelas quais as marcas consideram uma mudança ou reformulação do Logotipo:

• O Logotipo atual foi concebido internamente por um editor de texto como, por exemplo, um programa muito básico, como power point, e não tem qualidade profissional. Se sua empresa crescer, seu Logotipo deve acompanhar seu crescimento. 

• Você usou como Logotipo uma imagem ou desenho que não está vetorizado e agora está encontrando problemas ao usá-lo em diferentes formatos e tamanhos.

• Seu Logotipo está desatualizado, tem um visual antiquado e você não acha que isso reflete os valores de sua marca. Empresas importantes, como a Coca Cola ou a Apple, redesenharam seus Logotipos ao longo dos anos para modernizá-los e adaptá-los aos gostos atuais.

• Você não se sente confortável com a imagem da sua marca. Nossa falta de experiência pode nos fazer mal quando estamos começando a empreender. Conforme o tempo passa, você pode perceber que o Logotipo escolhido não representa você.

Antes de iniciar uma mudança de Logotipo, aconselhamos a pensar nestas questões:

• Se a sua clientela se sentir muito identificada com o seu Logotipo, alterá-lo completamente será um erro. A melhor coisa, neste caso, não é fazer uma mudança radical, se não algumas melhorias sutis.

• Contrate um Logotipo profissional para garantir que a imagem da sua empresa dure com o tempo e você possa usá-los em qualquer tamanho e suporte.

• Você não pode alterar sua imagem de marca constantemente também. Isso dificultaria a identificação de seus clientes com sua marca e a diferenciação da concorrência. Se você vai fazer uma mudança, tente finalizar.

Essas são algumas dicas que deixamos para que você saiba a importância de criar Logotipos com profissionais. Não deixe de entrar em contato se você quer criar o reformular seu Logotipo.

O que é Identidade corporativa de uma empresa e como criá-la?

Se você chegou aqui, é porque ouviu os termos identidade corporativa, imagem de marca, marca, identidade visual, manual de identidade milhares de vezes… e na realidade você não entende muito bem o que são, se são a mesma coisa ou para que servem. Mas se você tem um negócio, qualquer que seja o tamanho, ou você vai criá-lo, é essencial que você saiba disso.

Identidade corporativa em seu contexto

Antes de ir para a definição do que é identidade corporativa, é importante saber que a criação de uma identidade é apenas parte do processo de criação de uma marca, ou o que é o mesmo, uma parte da marca.

Então, não, eles não são a mesma coisa, a identidade corporativa faz parte da marca. 

O design de uma identidade é uma das principais fases na construção de uma marca. E agora vamos dizer por que é tão importante defini-lo e dar-lhe a atenção que ele merece, antes mesmo de divulgar sua própria marca.

O que é Identidade corporativa?

A identidade corporativa de uma empresa nada mais é do que sua razão de ser: o que é, o que faz e como faz. É a soma das características, valores e crenças com as quais uma empresa é identificada e, graças a ela, difere de outras empresas ao longo do tempo.

Em resumo, a identidade de uma empresa é sua personalidade, seu DNA, sua alma, que a torna única e diferente das outras. 

Empresas são como pessoas. A sua história, a sua filosofia de trabalho, os seus valores, as suas relações, o pessoal, o que oferece e como é oferecido, a sua cultura, as regras … e também o seu Logotipo… tudo isso molda a sua identidade.

Elementos de identidade visual corporativa

1. Nome, que simboliza a identidade corporativa

Escolher o nome certo para um negócio é um desafio, ele tem que representar tudo que a empresa é, contar uma história. É o primeiro elemento de diferenciação da empresa.

Às vezes o nome da empresa pode ser acompanhado por um slogan, que às vezes, se bem feito como no caso da NIKE, acaba sendo tão reconhecido que é usado apenas e em substituição ao nome da marca.

2. Logotipo da marca

Não, um Logotipo não é o nome do seu negócio em PowerPoint com a letra Comic Sans. Além disso, o Logotipo é ainda mais importante do que o nome, já que a mente humana lembra melhor as imagens do que as palavras.

Logotipo é um design que acompanha ou substitui o nome da empresa. E deve cumprir estas premissas: ser distintivo, duradouro e sustentável. Além de transmitir tudo o que a empresa significa.

Para construir um logo, é muito útil fazer perguntas desse tipo:

• O meu negócio é divertido ou sério? Dependendo da resposta, você precisará de uma cor marcante ou exatamente o oposto.

• A quem vai interessar? Um público adulto não é o mesmo que infantil, masculino ou feminino.

• É algo exclusivo? Neste caso, um design que transmita elegância e alto poder aquisitivo seria aconselhável.

Muitas vezes, a verdadeira importância do Logotipo não é dada, e a verdade é que é a primeira impressão que um cliente tem do nosso negócio.

3. Tipografia, que representa a personalidade da marca

É a chave para uma identidade visual eficaz. Empresas como a Apple ou a Mercedes-Benz podem ser reconhecidas imediatamente graças ao seu estilo tipográfico, distinto e consistente. É muito importante que você tenha uma personalidade única, clara e fácil de ler.

4. Cores que diferenciam a identidade da empresa

A escolha da paleta de cores também não deve ser deixada ao acaso. A cor é usada para evocar emoções e expressar personalidade. Estimula associações de marcas e acelera a diferenciação. Pense em uma lata vermelha ou um pacote de presente roxo, não precisamos ler Coca-Cola ou Aristocrazy, para saber onde foi comprado. Ao ver as cores, um conjunto de impressões vem à mente.

5. Imagens que evocam a marca

O uso que fazemos das imagens, sejam fotos, ilustrações ou ícones, também faz parte da identidade visual corporativa de nossa marca, e deve ser consistente com o resto dos elementos.

A identidade visual da sua empresa depende muito dos elementos gráficos como o Logotipo, por isso não deixe de acessar nosso site e conferir nossos pacotes, escolhendo o melhor para você.

Saiba mais sobre os benefícios da identidade visual no marketing digital

Em um mundo globalmente conectado, não há como ignorar a identidade visual como um importante elemento de comunicação e consolidação do seu negócio. A identidade visual é a representação gráfica que traduz sua empresa ou seu serviço na forma de logotipo, cores e ícones e cria uma imagem sólida do que sua empresa oferece.

Em 2019, mais de metade da população esta conectada à Internet. Isso significa que um número considerável de clientes e potenciais consumidores estão no meio online, por isso é essencial investir em uma identidade visual de qualidade no universo digital.

Você está interessado em saber mais sobre o assunto? Continue lendo e aproveitando as informações valiosas que coletamos!

Por que ter uma identidade visual bem produzida?

Se você quiser usar o marketing digital a seu favor, você tem de fazer um investimento em uma boa construção da identidade visual. Coloque-se no lugar do cliente: ele está procurando um serviço na internet e encontra uma recomendação de uma empresa, ele entra no site, e o site é confuso e ambíguo, com cores contraditórias, procura as redes sociais, e cada uma delas tem um logotipo, então ele não tem certeza se essas páginas se referem ao mesmo negócio. É muita insegurança para contratar, não é?

Portanto, não economize dinheiro, tempo ou esforço ao construir a melhor identidade visual possível, preste muita atenção aos detalhes e contrate profissionais confiáveis. Todos os elementos escolhidos – incluindo as imagens, o conteúdo e o logotipo – devem, no final, traduzir a essência da sua empresa.

Uma identidade visual bem construída é um aspeto poderoso. Por isso, deve ser projetado com o objetivo de atrair novos clientes, reforçando a confiança em sua marca, posicionando-a da melhor forma, possibilitando maior rapidez na obtenção de resultados e dando ao seu negócio um visual mais profissional.

Qual é a maneira mais apropriada de padronizar essa identidade?

Com o crescimento exponencial do ambiente digital, não é de surpreender que cada vez mais empresas aproveitem esse espaço para divulgar seus negócios e fazê-los crescer. Mas, para isso, a construção de uma identidade visual marcante é essencial. É essa identidade que irá atingir a identificação do cliente com a marca e significado das suas campanhas.

Pense em grandes líderes de mercado como a Coca-Cola ou a Nike. É impossível não identificar o vermelho típico do refrigerante ou o logotipo da marca esportiva. Você não precisa de um texto escrito ou o nome na comunicação para reconhecê-los. Isso acontece porque toda a identidade visual é coerente e harmoniosa, com elementos que se comunicam entre si e simbolizam as marcas com perfeição.

Ao padronizar sua identidade visual, lembre-se: isso deve passar por todos os produtos e comunicações da sua marca. Embalagens, materiais gráficos, e-commerces, campanhas, site, e-mail marketing e redes sociais, todos devem respeitar os modelos definidos.

Para que isso aconteça da melhor maneira, há uma recomendação eficaz: juntamente com os profissionais contratados para realizar o serviço de criação, eles preparam um manual da marca. Nele, eles devem incluir endereços específicos na paleta de cores, aplicação do logotipo em cada cor e fundo, estilo de imagens que devem ser usadas, entre outros elementos. Este conjunto deve representar o que o seu negócio defende e acredita. Certamente, isso lhe trará resultados concretos!

Quais são os impactos da identidade visual no marketing digital?

Como vimos, a identidade visual representa a imagem que sua empresa quer transmitir aos clientes em potencial e ao mercado. Ao trazer uma imagem mais profissional ao que você oferece, uma identidade forte é capaz de destacar sua marca em um mercado cada vez mais competitivo.

Uma vez definida sua identidade visual, o marketing digital realizado por sua empresa deve, naturalmente, encontrar modelos de comunicação que transmitam segurança ao cliente, que sejam agradáveis aos seus olhos e aos sentidos e que despertem seu desejo.

As empresas que migram para o ambiente digital, mas não investem na identidade visual, deixam para trás aquelas que constroem sua personalidade em cada detalhe, superam a concorrência e podem conquistar uma evolução significativa em seus resultados.

Quais são os principais benefícios de uma boa identidade visual?

Os benefícios de uma identidade visual bem feita são muitos. No entanto, caso ainda tenha dúvidas sobre o investimento nessa produção, aqui está uma lista de alguns dos principais benefícios.

Credibilidade

O objetivo mais procurado por qualquer empresa perante seus clientes, a credibilidade pode ser mais facilmente alcançada através de uma identidade visual bem trabalhada. Essa identidade inspira confiança naqueles que a veem, dando mais crédito à marca e às informações que ela compartilha.

Identificação

Com um manual da marca na mão e uma bela identidade visual, o público pode identificá-lo onde quer que estejam. Em diferentes partes, no ambiente online ou offline, através de cores, logotipos, gráficos e imagens. Padronização sugere organização e profissionalismo.

Profissionalismo

Como já mencionamos, o esforço envolvido na construção de uma marca lhe confere uma imagem profissional. Se as comunicações, o visual e a identidade como um todo inspiram qualidade, naturalmente o cliente em potencial relacionará esses elementos a um serviço eficiente.

Lembrando sempre que, neste caso, não basta investir em uma boa identidade visual: todo o processo do seu negócio deve ser profissional. Da comunicação à atenção, passando pela entrega, tudo deve ser feito com foco na eficiência da empresa, para que o esforço de um lado não seja arruinado pelos fracassos do outro.

Valor

Ao longo do tempo, seus esforços de gestão na marca e na identidade visual são consolidados e agregam valor a ela e ao negócio.

Com isso, é viável gerar uma relação de confiança com os clientes e uma imagem inesquecível passa a fazer parte da imaginação do seu público.

Lucro

Por último, mas não menos importante, depois de tantos esforços para construir uma identidade visual marcante e traduzir a qualidade e os valores de sua empresa, é natural que haja um aumento nas vendas e, consequentemente, nos lucros.

Agora que você conhece os benefícios da criação de uma identidade visual no marketing digital, que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais e incentivar o diálogo sobre o assunto com outras partes interessadas?

A importância do logotipo para promover a sua marca

Você sabe a importância do logotipo quando se trata de promover sua marca? Muitas pessoas embarcam na aventura de empreender sem pensar em quão importante é a marca quando se trata de promover qualquer projeto dentro e fora da Internet. Você está pensando em começar? Neste artigo, falamos sobre a importância do logotipo que você escolhe para o seu projeto, se quiser se destacar da concorrência.

O que é um logotipo?

Um logotipo é uma representação gráfica da identidade de uma marca. Essa representação ou símbolo pode ser composto de texto, uma combinação de texto e elementos gráficos ou apenas por um elemento gráfico. Normalmente, uma marca tem mais de uma versão de seu logotipo (apenas texto, apenas símbolo ou ambos combinados). O logotipo de uma marca serve para que possamos identificá-lo rapidamente, diferenciá-lo e capturar sua essência de relance.

Existem muitos logotipos de marcas que já fazem parte da nossa cultura popular. 

Por que o logotipo de uma marca é tão importante?

logotipo é a representação gráfica mais importante e de uma marca. É a face visível do seu projeto e representa sua identidade e valores, fornecendo informações essenciais para seus clientes em potencial. Nosso logotipo é o que leva alguém a identificar nossa marca em qualquer material publicitário.

Um logotipo bem desenhado e atraente:

• Ajuda a construir a identidade da marca

• Constrói uma imagem de marca que transmite confiança

• Ajuda-nos a distinguir da concorrência

• Nos torna facilmente identificáveis

• Conecta nossa marca com o nosso público-alvo

Características de um logotipo de sucesso

• Um bom logotipo é simples e não utiliza elementos decorativos desnecessários. Em design «menos é mais» e em um logotipo também. Pense que é um símbolo que será visto em um tamanho razoavelmente pequeno na maior parte do tempo, então os detalhes não serão vistos. Além disso, o excesso de elementos não facilita a visão da essência e torna a mensagem que é transmitida mais confusa e menos poderosa.

• É único e original: copiar o logotipo de outra marca é uma ideia muito ruim. Se o que você quer é que sua marca se diferencie e se destaque, que é o que qualquer boa campanha de marketing procura, seu logotipo deve fazer o mesmo. Não caia em clichês ou tente assimilar os logos que são característicos do seu setor. Imitar os outros não ajudará você a mostrar que é melhor do que eles.

• É fácil de lembrar e identificar.

• Capture a essência da marca e transmita seus valores mais importantes: pode parecer complicado, mas um logotipo deve ser capaz de transmitir a personalidade de uma marca.

• É atraente para o seu público-alvo: Ao projetar seu logotipo, você deve levar em conta os gostos e preferências de seu público-alvo, que não necessariamente coincidem com seus gostos pessoais.

• Ele pode ser reproduzido em qualquer tamanho: um logotipo deve ser vetorizado, isso significa que ele é projetado em um programa de design profissional e em um formato que o torna dimensionável para qualquer tamanho, de um cartão de visita ao lado de um avião enorme.

• Ele se adapta bem a diferentes formatos: Não é o mesmo ver o seu logotipo em um computador do que em uma tela móvel, em cores ou preto e branco, etc. Pense que o seu logotipo deve estar preparado para se adaptar a qualquer formato, porque você nunca sabe o que precisa. Talvez amanhã você colabore como patrocinador em um evento e seu logotipo terá que ser visto em um fundo de chiclete rosa e ter um bom contraste.

• Está presente em todos os elementos da empresa: Seu logotipo deve aparecer em todos os lugares para que seus clientes reconheçam o que sua marca está fazendo. Ser incluído em todas as partes favorece a sua identificação e seu público identificará a sua marca.

• É atemporal: O ideal é ter um logotipo que é atemporal e sobreviver à passagem do tempo, mas, realisticamente, eventualmente, você pode precisar de pequenos ajustes e atualizações, se você quiser manter-se e projetar uma imagem de empresa dinâmica.

A importância do logotipo para a identidade da sua marca

logotipo é o elemento visual que identifica e comunica uma mensagem que simboliza sua marca. Pode ser representado por um texto e uma imagem, apenas texto ou apenas imagem. A presença do logotipo pode transformar o entendimento de que uma pessoa tem sobre uma empresa e agregar valor ao produto ou serviço oferecido.

Acima de tudo, um logotipo profissional e bem projetado é uma espécie de confiança termômetro e muitas vezes pode significar mais ou menos vendas.

Então nós compartilhar 5 dicas importantes para você aplicar ao construir este importante elemento da identidade visual de sua loja online.

1) Simplicidade

Um design orientado para a simplicidade tornará seu logotipo facilmente adaptável, memorável e durável. Para atingir esse objetivo você tem que pensar sobre que tipo de mensagem que você quer se comunicar com público porque, no entanto você quer transmitir mensagens diferentes, é melhor se concentrar em uma ideia específica. Portanto, levar a mensagem principal (ou, no máximo, as duas principais) de sua empresa e construiu a identidade visual de sua marca com essas mensagens.

Um bom exemplo disso é o logotipo do Google, que traz uma tipografia simples e uma variedade de cores, comunicando dinamismo e flexibilidade. Na verdade, o Google é uma empresa que trabalha constantemente para criar ideias inovadoras e oferece diferentes produtos e serviços.

2) Memorável

Um logotipo eficaz é aquele que é facilmente lembrado.

Imagine que você está andando na rua, no carro ou no ônibus e de repente vê um anúncio publicitário. Você terá apenas alguns segundos para observar o logotipo e entender o que é a marca. Por mais curto que esse tempo seja, ele precisa gerar uma experiência memorável. Lembre-se de que o logotipo será sinônimo de sua marca e precisa ser reconhecido quase instantaneamente.

Um logotipo que causa essa sensação é o da Nike. Você pode estar em um fundo preto ou qualquer outra cor, mas é sempre reconhecido.

É claro que, para chegar aonde a Nike veio, foi preciso muito mais do que um logotipo criativo.

O sucesso da empresa, além de competição, está relacionada com um grande investimento em marketing e construção de marca. Sem isso talvez a marca não teria alcançado tanto, mas certamente através do logotipo começou com o pé direito.

3) Duradouro

Além de ser simples e memorável, também é importante que seu logotipo seja duradouro. Um logotipo deve continuar a funcionar por 20, 30, 50 anos ou mais. Obviamente, será necessário fazer alguns ajustes específicos com a passagem do tempo, mas a essência deve permanecer.

logotipo  da Starbucks existe desde 1971 e foi alterado 3 vezes ao longo de sua história. No entanto, ele nunca perdeu sua identidade, que neste caso é o desenho de uma sereia.

Por que uma sereia? A marca explica: “Estamos voltando a 1971, quando a Starbucks começou a crescer. Na busca por uma maneira de capturar a história marítima do café e as raízes portuárias de Seattle (cidade norte-americana onde a marca nasceu), estávamos fazendo uma intensa pesquisa. De repente, lá estava ela: uma sereia de cauda dupla. Havia algo sobre ela, um mistério sedutor misturado com um tema náutico que era exatamente o que os fundadores estavam procurando. Então, o logotipo foi projetado e é aí que nosso relacionamento com a sereia começou.”

4) Adaptável

Simplicidade é essencial porque traz adaptabilidade a ela. Um logotipo precisa ser capaz de ser aplicado a uma infinidade de tamanhos, formatos (impressos ou digitais) e vários materiais (papéis de diferentes texturas, bolsas, plásticos, etc.), dependendo das necessidades do negócio.

Portanto, antes de finalizar o design do logotipo, tente se fazer as seguintes perguntas: “Meu logotipo está pronto para ser impresso em uma única cor? E em 2? É simples para ser impresso nos mais variados tipos de materiais e tamanhos (de uma caneta a um banner muito grande)?” Tenha sempre isso em mente!

5) Apropriado

Um bom logotipo deve ser projetado de tal forma que seja relevante em seu segmento de mercado e também atraente para seu público-alvo. 

Neste ponto, é importante mencionar o caso da marca norte-americana de produtos esportivos Air Jordan, que nasceu na época do sucesso máximo do jogador de basquete Michael Jordan. O logotipo da empresa contempla todos os pontos acima mencionados e, além disso, tem a silhueta do ex-atleta gravada após este movimento.

Como você pode ver, o logo Air Jordan vai direto ao ponto e incorpora seu público-alvo (jogadores de basquete e seus fãs). Basta olhar para o logotipo, já sabemos o que é.

No entanto, você pode dar um significado ao seu logotipo sem necessariamente ser óbvio. Como? O tipo de fonte (letra) usada no logotipo e, acima de tudo, as cores aplicadas nela também transmitem uma mensagem.

15 logotipos famosos com significados que você não sabia 

É interessante saber que os logotipos de algumas das empresas mais famosas são muito mais do que algo agradável e fácil de lembrar. Como você verá mais adiante, cada linha, sua extensão, espessura e até mesmo a cor desempenham um papel muito importante no significado de cada emblema.

Escolhemos 15 logotipos de renome mundial. Eles escondem significados que nem imaginamos.

Hyundai

Muitos tendem a pensar que o logotipo do conglomerado coreano Hyundai é a primeira letra do seu nome e nada mais. Na verdade, a letra H simboliza duas pessoas que apertam as mãos (de um lado, o cliente, e o outro, um representante da empresa).

Adidas

O nome da rede mundial de lojas e produtos esportivos Adidas foi criado a partir do nome de seu fundador, Adolf Dassler. O logotipo mudou várias vezes ao longo dos anos, mas as três linhas sempre foram uma constante. Neste momento estas três faixas formam um triângulo que representa uma montanha. É um símbolo dos obstáculos que todos os atletas devem superar.

Apple

O designer Rob Janoff criou o logotipo da Apple: “Comprei um pacote de maçãs e coloquei em uma tigela. Durante uma semana eu os desenhei, tentando simplificar os detalhes. A mordida em uma das frutas foi um experimento. 

Sony Vaio

As duas primeiras letras do logotipo do computador Sony Vaio criam uma onda que simboliza um sinal analógico e as duas últimas letras lembram um 1 e um 0, os dois símbolos de um sinal digital binário.

Amazon

À primeira vista, o logotipo da Amazon não tem nada fora do comum, mas ajuda a identificar a filosofia da marca. A seta branca parece um sorriso: a Amazon.com quer que seus clientes fiquem satisfeitos. A seta também aponta para as letras A e Z, que indiretamente dizem que a Amazon tem tudo de A a Z.

Toyota

Muitos comparam o logotipo da corporação japonesa de construção de carros com a cabeça de um vaqueiro e seu chapéu. Na verdade, este emblema representa um olho de uma agulha com um fio. É um lembrete muito particular de que a empresa começou a construir teares.

Os segredos não param por aí: se você olhar em partes, o logotipo inclui todas as letras da palavra TOYOTA.

Continental

A Continental produz pneus. Se você olhar de perto, o C e o O terão a forma de uma roda vista em perspectiva.

Pinterest

O logo do Pinterest, um serviço online usado para coletar imagens e “clicar pins” em uma parede pessoal, tem exatamente isso em seu logotipo, um alfinete cuja parte superior forma uma letra P.

Toblerone

A Toblerone é uma empresa produtora de chocolate com sede em Berna, na Suíça, que também é chamada de cidade dos ursos. É precisamente por esta razão que o logotipo da loja de chocolate esconde um urso.

BMW

A história da BMW começou com a aviação e seu logotipo permanece fiel às suas raízes. Ao contrário da crença de que é uma hélice girando, o famoso emblema representa uma pequena parte da bandeira de Babaria.

LG

O símbolo do logotipo principal do produtor sul-coreano de eletrodomésticos é o rosto de uma pessoa que sorri. De acordo com a descrição oficial da marca, ela foi projetada de forma a mostrar a tendência da empresa em manter “o humano” em suas relações com seus clientes.

Da mesma forma, rumores circulam na Internet há anos que comparam o símbolo da LG com a figura inconfundível do Pac-Man.

Evernote

O elefante é um animal famoso por ter uma memória muito boa. É demonstrado que essas criaturas podem lembrar rostos e eventos. É precisamente por esta razão que o logotipo de aplicativo de computador que armazena informações por meio de anotações. 

Coca-Cola

É uma coisa estranha, mas às vezes o significado secreto pode ser uma coincidência completa. Assim, no logotipo da Coca-Cola, a distância entre as letras O e L mostra a bandeira dinamarquesa. A empresa não perdeu tempo e usou isso a seu favor para promover sua bebida naquele país.

Pepsi

É difícil acreditar, mas a Pepsi pagou mais de um milhão de dólares pela criação deste logotipo com significado oculto. Este design alude aos tópicos misteriosos e secretos, como o campo magnético da Terra, Feng Shui, Pitágoras, geodinâmica, a teoria da relatividade e a proporção áurea. O designer explicou que este logotipo também se refere a Mona Lisa, Parthenon e até René Descartes. As cores vermelho, branco e azul sempre representaram a bandeira americana.

5 Aspectos-chave para criar o logotipo da sua marca

A maioria dos empreendedores que iniciam um negócio negligenciam um aspeto fundamental de sua empresa: a imagem da marca e seu logotipo. As preocupações de papelada, negociações, aluguéis, faturas, etc., deixam de lado a criação de uma forte imagem da marca.

Mas se você analisar de fora, você pode perceber que um local, funcionários ou acordos e alianças, são ativos ou circunstâncias que vêm e vão, enquanto a marca permanece e cresce. É o ativo da empresa mais valiosa e que pode contribuir com mais dinheiro a longo prazo, a que deve durar mais tempo e a que pode fornecer o maior número de clientes.

Da mesma forma que você tira impressões de pessoas, situações ou lugares que você visitou, a imagem de uma marca também gera um tipo de emoção que a diferencia das outras. A imagem da marca não se refere apenas ao logotipo, mas também ao componente psicológico que cria o vínculo emocional com o cliente, através de valores culturais compartilhados.

Se você não construir uma imagem de marca coerente e apropriada, poderá prejudicar o desenvolvimento de sua empresa. O logotipo é o elemento gráfico que identifica sua marca e serve para que a imagem que você deseja fornecer de sua empresa seja identificável e identificada com os produtos ou serviços que você oferece.

Dado que a primeira impressão que o cliente recebe de uma marca é através do seu logotipo, analisaremos 5 das características fundamentais que o logotipo da sua empresa deve ter, para que represente adequadamente os valores que deseja transmitir.

1. Simples

Os elementos gráficos que compõem o logotipo devem ser poucos e claros, usando formulários, cores e tipografias que lhe dão expressividade e identidade. A simplicidade deve estar associada à facilidade de identificar o logotipo em sua empresa.

2. Impactante e fácil de lembrar

Seu impacto visual deve ser imediato e duradouro para que seus clientes o associem rapidamente à sua empresa. Este ponto pode ser um pouco contraditório: você pode escolher um design transgressivo, que realmente tenha um impacto no seu público, mas você corre o risco de o público esquecer a marca e não associar o logotipo à sua empresa. Portanto, apesar do impacto, você deve encontrar o equilíbrio entre consistência e transgressão.

3. Coerente

Seu logotipo deve ser representativo da imagem corporativa e consistente com as cores e formas a serem usadas em todos os materiais de sua marca. O logotipo deve refletir as principais características de sua empresa ou produto de maneira simples. Você deve decidir qual mensagem deseja transmitir e, em seguida, verificar com o público, que você efetivamente transmite essa mensagem e não outra. Os logotipos também transmitem informações sobre a empresa, portanto, com o logotipo, já estamos comunicando uma mensagem.

4. Duração no tempo

O principal objetivo de um logotipo é ser lembrado, por isso devemos destacar os valores fundamentais da marca para que eles sejam refletidos da forma mais fiel possível em uma imagem. Para nos ajudar a evitar confusões, é bastante útil manter o mesmo estilo e design nas cores da empresa, logotipo e imagens da empresa. Para isso, deve ser adaptável a qualquer meio de visualização e impressão e legível em qualquer escala.

5. Credibilidade

Um dos aspectos mais importantes para construir uma imagem de marca forte é que o logotipo da sua empresa transmita confiança e credibilidade. Os valores e a personalidade que você deseja atribuir ao logotipo devem ser coerentes com a empresa e com a identidade visual que você deseja criar. Para o design do logotipo, é necessário levar em conta uma série de fatores, como o setor para o qual a marca se dedica ou o público para o qual você está se voltando. É necessário entender as conotações de cores ou imagens simbólicas em cada região ou campo cultural e realizar pesquisas de mercado para garantir que o logotipo não seja interpretado de maneira prejudicial à marca. Tudo isso para garantir que seu logotipo seja confiável e consistente, e que as pessoas se identifiquem com ele, para associá-lo a um selo de garantia. Quando uma empresa tem um produto de ótima qualidade, ela imediatamente gera demanda dentro da população consumidora. Por conseguinte, os consumidores procuram o logotipo dos produtos que compram, para garantir que a marca que adquirem é fidedigna.

Se você preencher todas essas características e realizar uma estratégia de comunicação coerente com cada uma delas, o sucesso de sua empresa estará quase garantido.

Se você acredita que o logotipo de sua empresa ou a imagem corporativa de sua marca não transmite adequadamente a mensagem que deseja enviar para seus clientes, talvez seja hora de fazer as alterações necessárias.

Como renomear a sua marca

Diferenças entre Branding e Rebranding

Existem diferenças entre Branding e Rebranding, pois existem diferenças entre construir uma nova casa ou reformar aquela que já existe. Branding é um processo que gera uma nova marca, parte do nada e desenvolve toda uma personalidade corporativa que se torna uma identidade corporativa que é projetada no exterior para criar uma marca a partir do zero. O rebranding funciona em Personalidade corporativa existente, adapta-se a aspectos que necessitam de reformulação e trabalha principalmente em projetar uma nova imagem que melhor reflete os valores corporativos da nova etapa. Portanto, em Rebranding, vemos três aspectos em que trabalhamos:

1. Redefinindo Perfil Corporativo Identidade (PIC): O Rebranding obrigada a considerar se os valores do perfil identidade corporativa, quem somos, como fazemos as coisas, etc. Em muitas ocasiões, algo mudou ao longo dos anos, aqueles valores que nos motivaram não são mais tão relevantes ou o mundo mudou e uma readaptação é necessária.

2. Redefinição da identidade visual: se mudarmos o aspecto da identidade, é normal que também tenhamos que mudar o aspecto visual. Modas mudam, então uma adaptação visual dos elementos que compõem a identidade visual da marca é sempre conveniente.

3. Projeção da nova marca: qualquer mudança que fizermos na imagem corporativa deve ser acompanhada por um trabalho de comunicação para nossos clientes. Em muitas ocasiões, a mudança é sutil e pode ser considerada natural; em outras, não é tanto e é necessário explicar ao públicos-alvo a razão para esse redesenho.

Em qualquer caso, o que está claro é que um Rebranding não é apenas uma mudança de cor ou um perfil da tipografia para se adaptar aos novos tempos. 

Essas mudanças sutis em alguns aspectos visuais da marca são um redesenho e não precisam envolver mudanças profundas na marca. Muitas vezes, um Rebranding pode ter maiores conotações internas do que externas, embora isso não seja comum, já que as empresas geralmente preferem fazer alterações externas se forem feitas alterações internas.

Como renomear a sua marca

Mas vamos para a parte prática. Como podemos fazer um rebranding da nossa marca? É melhor consultar um especialista em Branding porque é necessária uma profunda adaptação da nossa marca aos novos tempos. Na maioria dos casos, quando detectamos a necessidade de uma mudança, é porque percebemos que a marca (pelo menos o aspecto visual) já não corresponde aos que queremos transmitir e à evolução do nosso negócio. Que passos devemos seguir para renomear nossa marca:

1. Encontre os atributos da nova marca: para fazer o rebranding correto da marca, é necessário refletir sobre os atributos que geram o Perfil de Identidade Corporativa. Temos que descobrir se eles ainda são válidos e até que ponto eles devem ser refletidos na nova marca. O peso pode ter mudado de um para o outro e o que antes era primordial agora, permanece válido, mas é secundário. É conveniente estabelecer novamente uma tabela de análise SWOT e verificar se o posicionamento da nova marca é o mesmo da anterior. O mais provável é que não, se não fosse assim, não estaríamos considerando o rebranding.

2. Criar uma imagem visual de acordo com os novos atributos: uma vez definido o novo posicionamento e os valores primários e secundários, vamos trabalhar para um designer que irá explicar o que gostamos e o que não gostamos a marca atual. Não se trata de eliminar apenas o que não gostamos, trata-se de tentar entender por que percebemos que um novo design é necessário. A partir desse momento, vamos criar um briefing com o novo posicionamento e os valores da marca para que ela redesenhe todos os elementos. Tenha em mente que você não pode criar uma nova marca, pois é um Rebranding. Seu trabalho consistirá em recuperar os elementos válidos e os necessários (como o nome) para definir uma nova imagem que pode ter novas cores, novas tipografias, novas formas, mas que devem manter os fundamentos da marca anterior.

3. Adaptar todos os elementos à nova marca: enfim, a nova marca deve se adaptar a todos os elementos da identidade visual da marca. Embalagem, logotipo, web, papelaria, veículos… tudo o que a marca carrega deve ser adaptado o mais rápido possível. Em muitas ocasiões, certos elementos demoram a se adaptar devido ao alto custo envolvido para a empresa e as duas versões coexistem. Nesse caso, devemos fazer um esforço para reduzir o tempo de convivência ao mínimo possível e é necessário explicar ao público por que a nova marca foi criada e por que os designs novos e antigos coexistirão.

Em resumo, fazer um rebranding de uma marca é como fazer uma renovação de casa. Podemos redesenhar o logotipo ou alterar muito mais profundamente o aspecto visual e emocional da marca. Em nenhum caso, um Rebranding pode ser considerado como a criação de uma nova marca (Branding). Para fazer um Rebranding, devemos trabalhar em três aspectos fundamentais. Internamente, trabalharemos no Perfil de Identidade Corporativa para avaliar os atributos da marca. Externamente, vamos trabalhar no design dos elementos visuais da marca. E, finalmente, trabalharemos para comunicar ao público as mudanças feitas e as razões para essas mudanças.

A importância da identidade visual online

Projetar uma identidade visual corporativa atrativa que represente a marca e projete bem seus objetivos é uma chave para o sucesso, tanto online como offline. Por quê? Pelo simples fato de que é algo que permitirá aos consumidores e potenciais clientes identificar clara e facilmente a marca e se familiarizar com ela de uma maneira muito mais rápida.

Todos os componentes gráficos que influenciam a imagem corporativa da marca criam uma manifestação física dela, representando-a em qualquer canal que esteja presente. E precisamente por essa razão, o design é tão importante, porque está nos elementos que permitem aos usuários identificar certos elementos com uma marca.

Nesse sentido, um designer de imagens visuais corporativas deve ter a capacidade de criar uma relação conceitual entre o nome da marca e a imagem criada. E é apenas isso que torna as coisas fáceis para o usuário. Se você conseguir criar uma relação clara entre o nome e a imagem, será muito mais fácil para os usuários lembrarem e identificarem.

Elementos gráficos da identidade visual online

O design da identidade visual de uma marca online é fundamental para criar uma imagem corporativa em torno dela. As cores, a tipografia ou os formulários utilizados são aspectos chave que influenciarão na representação visual da nossa empresa e nos ajudarão a identificá-la. Dentro dessa identidade corporativa, encontramos o nome comercial, mais conhecido como nomenclatura, ou o logotipo, entre outros elementos. Mas o que mais nós encontramos?

• Naming: é simplesmente o nome da sua marca, que você usará em todos os canais em que estiver presente. É importante escolher um nome atraente e fácil de lembrar. Por isso é sempre uma boa opção de escolher um nome que está associado com o tipo de atividade desenvolvida pela empresa como eles fornecem o público a associação entre a marca e da indústria em que ele se move.

• Logo: Neste caso, falamos sobre a representação gráfica do nome. Existem muitas empresas que optam por um elemento puramente visual para seu logotipo, mas para um usuário reconhecê-lo apenas pelo logotipo, geralmente leva muito tempo. Portanto, o mais comum é criar uma combinação de nome e imagem gráfica.

• Cores: Escolher o intervalo de cores será muito importante e deve ser congruente com o que você deseja transmitir. Existe toda uma teoria da psicologia das cores que irá ajudá-lo a ver quais tons estão mais alinhados com o seu setor. Em qualquer caso, você deve escolher cores que irão representá-lo em tudo que você faz. Escolha sabiamente!

• Tipografia e fonte: Outro elemento muito importante e muitas vezes desvalorizado. A fonte que usamos e tamanho também são uma representação da marca.

Onde todos esses elementos da sua identidade visual serão usados? Em todos os canais onde você está presente, desde seu site até suas redes sociais. Seu site será sua representação máxima online. Nele você deve usar harmonicamente todos os elementos gráficos que representam sua marca: cores, tipografia, estilo das imagens, etc. Tudo influencia ao criar uma imagem corporativa unitária.

Da mesma forma, as redes sociais devem ter uma imagem comum. Ambas as capas e imagens de perfil devem ser as mesmas em todas as redes sociais para criar uma identidade unificada na mente do usuário, mas também quando criamos conteúdo gráfico. Como na web, é essencial usar corretamente a gama de cores associadas à nossa marca, além de fontes. A ideia é que o usuário reconheça nossa marca onde quer que esteja localizada.

Benefícios do bom design de identidade visual corporativa

Identidade visual adequada não só vai dar um valor muito maior para a marca, mas vai criar um melhor posicionamento no mercado para seu público-alvo, uma vez que será muito mais fácil de lembrar.

Nesse sentido, é essencial para uma empresa projetar uma identidade visual corporativa clara, reunindo todos os aspectos visuais necessários para que seja bem definida e clara para o usuário.

De qualquer forma, podemos apontar as seguintes vantagens:

• Memorização. Uma identidade visual clara que representa você fará com que seu público-alvo se lembre de você com mais facilidade.

• Conscientização. Quanto melhor sua identidade visual, mais reconhecível será para os consumidores que, por sua vez, estarão muito mais conscientes da presença de sua marca.

• Posicionamento. Sua identidade visual posicionará você dentro de seu mercado e na mente do consumidor.

• Reputação. Sua identidade corporativa gerará um maior senso de pertencimento e confiabilidade, para que sua reputação se beneficie disso.

• Poupança. Não apenas em dinheiro, mas também em tempo. Você sempre saberá que tipo de design deve usar para todos os seus canais, o que permitirá minimizar os custos.

Não há dúvida de que, hoje em dia, uma empresa não é apenas o que vende, mas o que os usuários percebem dela. Projetar uma imagem sólida, bem representativa, é um valor essencial para se posicionar na mente do usuário e se diferenciar da concorrência.