Produtividade no Home Office
Feb 26, 2023
A produtividade no home office pode ser definida como a capacidade de trabalhar em casa de forma eficiente, mantendo o foco e a concentração. A modalidade de trabalho freelancer oferecer muitos benefícios, incluindo maior flexibilidade, lucro e um ambiente de trabalho mais confortável, porém pode ser difícil ser produtivo. No artigo anterior, indicamos passos para começar a trabalhar como freelancer, a seguir apresentaremos dicas e ferramentas para torná-lo mais produtivo.
Dicas para manter a Produtividade no Home Office
Há muitas dicas que ajudam profissionais liberais a serem mais produtivos e focados. A seguir apresentamos algumas delas, pois podem fazer a diferença:
Crie uma Rotina
Desenvolver e manter uma rotina é essencial para manter a produtividade do home office. O ideal seria a criação de um cronograma fixo, que deixe espaço para descanso e outras tarefas. Além disso, ter uma rotina ajuda a fortalecer o senso de estrutura e desenvolve a disciplina, afastando distrações.
Faça pausas regulares
O estabelecimento de pausas regulares ajudam muito a reduzir o estresse e o esgotamento mental. Estabeleça no seu cronograma pausas periódicas para manter a mente atualizada e focada.
Defina metas realizáveis
Você deve ser realista ao estabelecer metas, já que elas são fundamentais para otimizar a produtividade do home office. Seja cuidadoso, pois perder muitas metas seguidas pode levar ao desânimo. Além disso, é importante definir pontos intermediários que garantem o progresso contínuo do projeto.
Ferramentas para aumentar Produtividade no Home Office
Existem muitas ferramentas, analógicas e digitais, para aumentar a produtividade quando trabalhando no home office. Com elas, é possível otimizar seu dia a dia, permitindo um trabalho mais eficiente e eficaz. Aqui estão algumas delas:
Programas de gerenciamento de projetos e controle de tempo
Usar programas de gerenciamento de projetos e de tempo podem ser ótimas maneiras de aumentar a produtividade ao trabalhar em casa. Os gerenciadores de projetos permitem um fácil acompanhamento de tarefas, prazos e progresso. Já os controladores de tempo permitem o rastreamento fácil do tempo gasto em tarefas. Ex: Trello e Google Agenda.
Apps de produtividade
Permitem o gerenciamento de tarefas, acompanhar o progresso e definir lembretes, melhorando organização e foco. Além disso, muitos deles oferecem recursos como definição de metas, gerenciamento de tarefas, sempre ajudando a manter a organização. Ex: Todoist.
Lista de Tarefas
Podendo ser criada em programas ou no papel, essa lista pode ser uma ferramenta muito útil. Elas podem se ajudar o freelancer a ter uma noção do que conseguiu realizar e do que ainda precisa ser feito. Há certa satisfação em traçar uma tarefa realizada, pois o profissional a tem uma noção do quão produtivo foi em determinado dia.
Por fim: como aumentar a produtividade no Home Office?
Seguindo essas dicas, é possível otimizar a produtividade do home office. É importante estabelecer uma rotina, pausar, definir metas realistas. Pode-se utilizar diversas ferramentas, como o Trello e listas de tarefas para acompanhar o que está sendo realizado. Assim, a produtividade é maximizada e há a garantia de que as tarefas serão concluídas em tempo hábil.