5 passos para começar a trabalhar como freelancer
Feb 21, 2023
O número de pessoas que escolhem trabalhar como freelancer tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Com as evoluções tecnológicas e as vantagens que essa modalidade permite, muitos decidem que querem maior liberdade de horário, salário e geográfica. Prestar serviços pode ser muito lucrativo, já que o indivíduo tem a opção de assumir diversos projetos e clientes, aumentando sua renda.
O que não faltam são pontos positivos para quem decide trilhar esse caminho, mas é valido lembrar que essa não é a melhor decisão para todos. Alguns têm dificuldade de lidar com a pressão do dia a dia, ou mesmo a criação de uma rotina de trabalho eficiente. Assim, essa ação não deve ser tomada levianamente. Se pensa em deixar o CLT, pesquise sobre o assunto e reflita muito. Pode até mesmo começar nas horas livres, para ter certeza que está fazendo a escolha certa. A seguir apresentamos alguns passos a ser tomados se pretende trabalhar como freelancer.
1 – Escolha o serviço que irá prestar
O primeiro passo para começar a trabalhar como freelancer e ser bem-sucedido é analisar as suas habilidades e decidir que serviços você pode prestar. Pense nas coisas que gosta de fazer, ou mesmo comece a trabalhar em uma área similar a que já está inserido. Pode até mesmo transformar um passatempo em profissão, por exemplo, talvez você goste de escrever nas horas vagas, por que não tentar a carreira de redator/copywriter?
2 – Comece a sua capacitação como freelancer
O que não falta a disposição de pessoas que procuram desenvolver uma nova habilidade são opções. Desde cursos gratuitos no YouTube, até treinamentos pagos, hoje em dia é muito fácil aprender coisas novas e buscar se capacitar.
Assim, pesquise no Google cursos de qualidade e separe algumas horas do seu dia para assistir às aulas e começar a aplicar o que está aprendendo. Quem está trabalhando atualmente pode acordar um pouco mais cedo, ou começar a estudar quando chegar do serviço, já que excelência requer sacrifício.
3 – Crie o seu portfólio
Após determinar suas habilidades como freelancer, e mesmo enquanto ainda está estudando, você pode começar o seu portfólio. Ele irá te ajudar a apresentar aos seus clientes amostras do seu trabalho. Há sites, como o Behance, que te ajudam nessa tarefa, assim como plataformas para a criação de um website portfólio. No YouTube exitem diversos tutoriais que facilitam ainda mais o processo.
5 – Escolha um site para começar a trabalhar como freelancer
Hoje em dia há muitos sites para freelancer começarem, como o site Vinteconto, onde os profissionais se conectam com clientes. Eles cobram uma porcentagem do valor recebido em projetos, mas tornam o pagamento mais seguro. Nesse ponto seria interessante criar um perfil em algum deles e começar a mandar propostas para trabalhos postados. Com um bom portfólio e dedicação, logo deve conseguir seu primeiro cliente.
Trabalhar como freelancer
Tornar-se um profissional liberal pode ser muito gratificante, mas também requer muito trabalho e dedicação. Seguindo essas etapas, criando uma rotina e se dedicando diariamente, sempre mantendo o foco em seus objetivos, você pode construir uma carreira de sucesso.