Blog > Você sabe quanto cobrar como freelancer?

Você sabe quanto cobrar como freelancer?

Feb 24, 2023

Quem está começando agora pode ter a dúvida sobre quanto cobrar como freelancer. Isso ocorre, pois você quer ganhar o bastante para sobreviver e mesmo prosperar mesmo com toda a competição existente no mercado.

Definir suas taxas faz toda a diferença no seu estabelecimento como profissional e pode ser um processo complicado. No entanto, muitos fatores devem ser considerados ao determinar suas taxas. A seguir apresentaremos alguns deles:

Profissão

Deve ser pensada quando ainda se está decidindo em que área irá atuar. Um redator dificilmente poderá cobrar num texto o mesmo que um programador cobra em um aplicativo ou site.

Se você está fornecendo um serviço especializado, como copywriting, pode escolher cobrar uma taxa maior do que quando presta um serviço mais geral, como design. Além disso, se você tiver experiência ou especialização em uma determinada área, poderá estabelecer um valor maior pelo seu trabalho.

Dificuldade do Projeto

Em qualquer área de prestação de serviços deve-se considerar a dificuldade do projeto. Se ele for algo simples e direto, você pode escolher cobrar uma taxa menor do que se for complexo e exigir mais tempo e esforço. Deve-se, é claro, levar em consideração toda a capacitação que foi necessária para a realização do mesmo. Assim, mesmo algo que não leve muito tempo, pode ter um valor maior dada a sua especialização.

Duração do Projeto

Esse é outro fator vital para decidir quanto cobrar como freelancer. Se o projeto exigir um mês do seu trabalho para ser concluído, poderá cobrar uma taxa mais alta do que se ele durar apenas um dia. Deve-se ter em mente também as etapas do processo e quão trabalhosas elas serão. Você também deve decidir se cobrará por partes ou pelo projeto em completo.

Taxa de Mercado

Ao decidir quanto irá cobrar como freelancer, deve-se pesquisar quanto os seus concorrentes estão cobrando. Isso é importante principalmente no começo, quando suas taxas devem estar na média cobrada por iniciantes. Se você estiver fornecendo um serviço especializado, poderá cobrar um valor maior que do mercado, mas nem sempre isso é recomendado.

Calculadora Freelancer

Há uma técnica interessante que pode te ajudar a escolher quanto cobrar como freelancer.  Um cálculo simples pode ser realizado depois que o profissional decide quanto quer ganhar. Você precisa saber quantas horas e dias da semana quer trabalhar também, ao multiplicá-las chegam as horas que pode trabalhar em um mês. Então divide o salário desejado por esse número de horas. Por fim, ao estimar a taxa de um projeto, faz uma estimativa de quanto tempo o projeto irá levar e multiplique pelo valor das horas.

Assim:

O freelancer quer ganhar 4.000 reais por mês, podendo trabalhar 8 horas por dia, 5 dias na semana. Ele multiplica 8×5 e descobre que pode trabalhar 40 horas por semana e 160 horas no mês. Então divide os 4000/160 = 25, chegando a conclusão que seu valor por hora é 25 reais, e precisa ganhar 1000 reais por semana/200 reais por dia para alcançar sua meta.

Afinal, quanto cobrar como freelancer?

Como analisado no artigo, há muitos fatores que afetam essa decisão, como o tipo de serviço, a complexidade do projeto, a duração do projeto e a taxa de mercado. Após analisar essas informações, você pode chegar a um valor justo para a sua prestação de serviço e começar a procurar clientes.